sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Não as conheço.

Olhei para pés sujos hoje. Eles estavam enfiados em sapatos apertados, imaginei como estariam por dentro e por que, numa cidade em que o sol predomina-cozinha, não o fazia sentir-se desconfortável, ao menos, não mais.
Não resisti e indaguei: ‘’ Use um chinelo, esses sapatos não o incomodam’’?Ouvi uma voz ao fundo, bem suave, soando como uma advertência para mim, uma moça de vinte anos que parece não ter notado muita coisa em sua volta. Então ouvi ‘’ Ele não consegue andar de chinelo’’. Disse minha mãe.
Fiquei muda por um instante e logo me despedi, mas sem beijá-lo, soaria como pena e era o que realmente senti. Quando ali muda, estática estava, adentrei em anos que não me pertenceram e que mudara para sempre a história do meu avô.
Entendo seu vocabulário pobre devido à quase perda total de sua fala para não dizer que ao menos ouço um som de sua boca. Vejo que, não anda mais como antigamente, já não pode desfrutar de caminhar até a padaria mesmo que seja um pouco dificultoso para ele, agora só arrasta as pernas. Vejo através daqueles olhos um vazio, uma desilusão, uma inquietação, só a procura de paz, perspectivas já não fazem parte de sua história.
Ele acende um cigarro e depois outro, seguidamente toma café, não contente, já me dá um sinal de que seus cigarros acabaram e eu o ajudo.
Analisando-o vejo suas marcas no braço, fazem com que me lembre de gritos, berros, prantos quando pequena ao vê-lo queimado e assim, me aprofundo do pouco que ele é.
Jamais conhecerei no íntimo aquele que é de qualquer forma em minha vida, peça fundamental na minha árvore genealógica. Pois assim como são seus pés são escondidos, sua boca calada, sua mente é pouco revelada. Pessoas as quais não conheço.

Um comentário:

  1. Vi os últimos anos decadentes de meu avô de perto.Eu sei como dói.Sei como queremos ajudar, como nos irritamos com o desconforto deles.E sei que, por mais que seja de nossa vontade alterar o tempo e a biologia, mais cedo ou mais tarde, eles serão libertos deste mundo.


    Be strong, guria.

    ResponderExcluir